terça-feira, 30 de setembro de 2014

Ai ai a Balança na gravidez!

Sempre ouvi dizer que estar grávida não é o mesmo que ter de comer por dois. Mas também já ouvi comentários como “come para frente” ou “aproveita agora que estás grávida para comer tudo”.
Pois, não é assim tao linear porque se por um lado não queremos engordar muito, apenas o necessário para que depois do parto seja mais fácil perder os quilinhos que engordamos durante a gravidez, por outro lado, se tiverem gravidezes santas como a minha em que não tive qualquer enjoo ou azia nos primeiros meses, a fome é mesmo negra! Lembro-me de acabar de lanchar e já estar a pensar no jantar e não me apetecia nada de peixinhos grelhados ou sopa, apetecia-me autênticos manjares!

A verdade é que apesar de tudo, consegui levar o meu peso a bom porto e no primeiro trimestre apenas engordei 1kg. Vamos ver nas restantes semanas que ainda faltam, mas deixo aqui algumas dicas que podem ser importantes para não engordar mais do que o suposto:
  •  Beber pelo menos 1,5L de agua por dia: mesmo antes de engravidar é suposto que se beba bastante água, dadas as suas propriedades e efeitos, nomeadamente drenantes;
  • Comer frequentemente, pelo menos de 3 em 3 horas e em poucas quantidades: já todas sabemos que esta regra é das mais recomendadas em varias dietas mas para mim é fundamental mante-la durante a gravidez, pela nossa tendência de ter mais fome, dadas as alterações que o corpo esta a sofrer;
  • Ao pequeno almoço, comer cereais ricos em fibras: poderá notar alterações ao nível intestinal e uma alimentação rica em fibras poderá fazer toda a diferença;
  • Reduzir o consumo de doces, também como forma de prevenção da diabetes gestacional;
  • Evitar os fritos, refrigerantes, as gorduras: nem sempre é assim tao facil e se forem como eu, so me apetece comer tudo o que é "proibido" e substituir pelos grelhados, frutas e hortaliças;
  • Fazer exercicio fisico, nomeadamente caminhadas ao ar livre, durante meia hora por dia: para alem de ajudar a mobilidade e a suportar melhor nos ultimos meses, o peso da barriga, ajuda-nos a manter a forma fisica;
q     E voces? Tiveram/ têm algum cuidado durante a gravidez?


Sem comentários:

Enviar um comentário