Mobiliário essencial no quarto do bebé
Antes do nascimento é necessário ir preparando o quarto do bebé. Os pais devem precaver possíveis obras, e quanto mais cedo mais fácil evitar cheiros de tintas no quarto. Nos primeiros dias/meses de vida, é aconselhado o bebé permanecer junto dos pais enquanto dorme. Assim, o quarto do bebé inicialmente é utilizado mais para tratar do bebé. Quando começamos a imaginar queremos o quarto mais lindo do mundo para o nosso bebé, mas devemos ter em atenção que o mais importante é criar um espaço seguro, acolhedor, funcional e se possível que a criança utilize durante alguns anos. Antes de comprar deve-se analisar a possibilidade de utilizar móveis de alguém próximo ou até restaurar móveis de família. De uma maneira ou de outra, os principais artigos serão:
- O berço
A vida útil do berço rondará os 2 ou 3 anos, porque depois passará para uma cama “normal”. Existem algumas recomendações de segurança aquando da escolha: • A distância entre as grades, tem que ter no mínimo 4,5 cm e no máximo 6,5 cm, para evitar que a cabecinha, ombros ou mãos possam ficar presas. • No caso de o berço ter rodas, pelo menos duas delas têm que ser fixas. • O espaço entre o estrado e a lateral do berço não deve ultrapassar 2,5 cm, e o espaço entre as ripas do estrado tem que ser de, no máximo, 6 cm, para também evitar que braços e pernas possam ficar presos. O colchão deve ser firme, com densidade apropriada para crianças pequenas. Muitos berços se transformam numa cama “normal” mais pequena, uma caminha que pode ser usada até a criança ter 4 ou 5 anos.
-Berço pequeno ou Alcofa
Um berço mais pequeno é um acessório de grande utilidade nos primeiros meses do bebé. São aconchegantes, fáceis de movimentar para qualquer lugar da casa e podem servir como local para dormir de dia e à noite. No meu caso utilizei uma alcofa que coloquei num suporte perto da minha cama. Assim, consegui sempre estar atenta à minha bebé. Este tipo de berços, ou as chamadas camas de viagem são facilmente transportáveis e práticas quando temos que viajar ou para ter em casa das avós.
- Cômoda e muda fraldas
O melhor investimento para as costas. Existem em algumas lojas a preços muito acessíveis e podem sempre ser substituídos por uma almofada em cima da comoda, mas vale mesmo a pena. A vantagem da muda fraldas em relação à comoda é que permite colocar tudo o que é necessário para tratar do bebé na parte de baixo como as fraldas, as toalhitas, os cremes, etc…
- Sofá para amamentação
O mais importante é apoiar as costas e os braços no momento da amamentação. Pode ser uma cadeira ou um sofá e deve ser pensado idealmente para reutilizar depois. Ainda, no sofá deve ser colocada uma almofada de amamentação para colocar bebé mais conformável. Algumas cadeiras vêm ainda acompanhadas de banco para os pés, apesar de ser mais confortável, não é de todo essencial, do meu ponto de vista.
- Decoração
Cortinas, tapetes, almofadas, entre outros artigos de decoração para dar o toque especial ao quarto. Os materiais devem ser pensados no conforto do bebé e na sua saúde. Os tecidos devem ser laváveis e feitos de material não sujeito a causar alergias.
Sem comentários:
Enviar um comentário