quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Cláudia Assunção | Dicas de maquilhagem - Como escolher a base certa


Esta questão é talvez das mais complexas no que diz respeito a auto maquilhagem. E também das mais difíceis de responder quando não tenho a pessoa ao vivo.


Existem muitos factores que influenciam na escolha da base correta. 

Hoje em dia a oferta é demasiada, e complica um pouco na hora de escolher. Para além disso, os produtos de maquilhagem destinados a uniformizar a pele (bases, bb creams, correctores) são muito para além de cor e textura, são tratamento também. Daí a importância de perceber bem qual o tipo/estado da nossa pele, para poder seleccionar o produto mais adequado.


Aqui ficam 4 tópicos que poderão ajudar antes de comprar:




Preço: não é necessariamente sinal de qualidade. Apesar de aconselhar sempre a investirem mais num produto de maquilhagem para a pele do que noutro qualquer, hoje em dia existem várias opções para vários preços, com qualidade.







Que tipo de cobertura precisam? Dependendo das imperfeições, pode haver a necessidade de mais cobertura ou não. A cobertura é o poder de que o produto tem de “tapar” e uniformizar imperfeições. Existem coberturas do tipo leve, média e alta.








cor deve ser exactamente igual à vossa pele. Escolham umas três cores possíveis e coloquem uma pequena gotinha de cada, lado a lado, num ponto alto do rosto (linha do maxilar, alto das bochechas ou testa) e espalhem, a cor que “desaparecer” mais, será a mais indicada. Não escolham cores mais escuras na esperança de parecerem mais bronzeadas, para isso servem os bronzers/blush, que podem aquecem o rosto em zonas específicas dando um aspeto mais bronzeado (aconselho mesmo, na dúvida, tragam a cor mais clara, que dá sempre para compor). Lembro ainda que a vossa cor de Inverno não será a vossa cor de verão e podem/ devem misturar os dois tons para épocas intermédias.



- O tipo de pele para que a base é indicada, como já falamos, é extremamente importante. É disso que vai depender o conforto ao longo do dia e o equilíbrio da pele à medida que vão usando o produto. Por exemplo, se uma pele oleosa usar uma base indicada para pele seca, provavelmente vai notar uma aumento da oleosidade e luminosidade na sua pele, que por ser oleosa já o tem em demasia. A longo prazo pode ainda contribuir para o aparecimento de acne e outras imperfeições. Leiam sempre as indicações da embalagem ou pesquisem opiniões antes de comprar.




Lembro que caso tenham dificuldade em algum destes tópicos devem procurar ajuda de profissionais que geralmente estão nas lojas específicas.
Não comprem porque a amiga usa e gosta, porque a embalagem é bonita ou por outra coisa qualquer que não vá ao encontro das vossas necessidades.
Sempre que possível (geralmente nas marcas mais dispendiosas) peçam amostras para experimentarem durante alguns dias e verificar se de facto ficam satisfeitas.


NOTA: Todos estes tópicos valem também para a escolha de um BB cream.

Sem comentários:

Enviar um comentário