quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Fisio & Terapias - Drenagem linfática na gravidez e pós-parto: mitos e benefícios

Para este primeiro artigo em colaboração com o projeto “Mãe é Mãe” escolhi este tema, uma vez que tenho verificado ao longo da minha atividade profissional que existem muitas dúvidas sobre o que é a drenagem linfática manual e quais os seus reais benefícios.
A realidade é que existem muitas pessoas a chamar de drenagem linfática manual, algo que não o é, o que acaba por levantar algumas questões que vou tentar esclarecer.
O que é a drenagem linfática manual?
A drenagem linfática manual consiste numa massagem de estimulação dos vasos linfáticos e que tem como objetivo a eliminação dos líquidos que se encontram em excesso no organismo. É uma massagem realizada com uma pressão muito suave em pontos localizados e que não utiliza qualquer tipo de creme.
Para que serve?
Se existe um edema numa região localizada do corpo, a drenagem linfática manual vai direcionar o excesso de líquido responsável pelo edema até aos gânglios linfáticos, que têm como função a drenagem destes líquidos e sua consequente eliminação através da urina.
A drenagem ajuda a emagrecer?
A drenagem linfática manual não elimina a gordura, apenas favorece a eliminação do líquido que se encontra em excesso. No entanto, pode ajudar a reduzir o volume, nomeadamente abdominal e dos membros inferiores quando este resulta de uma retenção de líquidos e não apenas de gordura localizada. Também é útil no tratamento da celulite uma vez que promove também uma melhoria no sistema circulatório, favorecendo a eliminação das toxinas acumuladas e que são responsáveis por esta condição.
É seguro fazer drenagem linfática durante a gravidez?
A drenagem linfática manual não é recomendada no primeiro trimestre de gestação. Também não deve ser realizada no abdómen durante toda a gravidez. Normalmente é realizada nos membros inferiores, em sessões de cerca de uma hora e promove não só o alívio do edema instalado como também o relaxamento e bem-estar. Como é exclusivamente manual e não utiliza qualquer tipo de creme, pode ser realizada quer durante a gravidez, quer no pós-parto. É muito importante que seja realizada por pessoal de saúde qualificado e sempre com autorização médica.
É contraindicada em casos de insuficiência cardíaca, trombose venosa profunda, hipertensão descompensada e infeção ativa, uma vez que ao promover a circulação linfática e sanguínea poderá deslocar trombos e disseminar infeções.

Qualquer questão que tenham sobre o tema, não hesitem em contactar-me, quer através do facebook da página Fisio & Terapias (facebook.com/fisioterapia.porto), quer por e-mail para fisioterapeuta.porto@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário