quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Ser voluntário...

Ser voluntário…
Ao longo da vida foram várias as formas de voluntariado que fui exercendo, seja através de ajuda ao Banco Alimentar, ou de um simples abraço a alguém cujo tempo fez com que ficasse sozinho. Mas aquilo que mais me marcou foi, sem dúvida, o tempo em que fui voluntária junto da Acreditar.
Para quem não conhece esta organização, a Acreditar existe há uns largos anos e foi criada com o intuito de ajudar crianças e pais de crianças com cancro.
Crianças? Cancro? Esta foi a minha reação quando recebi o convite, era eu ainda estudante universitária. Engoli em seco mas rapidamente disse que sim. Sabia que cada dia que chegasse ao hospital poderia ser um dia bom ou um dia terrível… mas sabia também que durante aquelas horas parte do meu coração tinha de ficar lá fora, nem uma lagrima podia deixar cair e que cabia-me também a mim ajudar a devolver muitos sorrisos e uma carrada de boa disposição.
E assim foi, cada 6ª feira era única… conheci pessoas maravilhosas, pais cuja força e coragem foi posto à prova e que em muitos casos deixaram de ser marido e/ou mulher para serem a 100% do tempo pais, princesas e príncipes que de espada em riste lutavam contra os bichinhos maus que os tentavam atacar e técnicos (auxiliares, médicos e enfermeiros) fantásticos, escolhidos a dedo, diria eu!

Houve dias difíceis, mas houve também dias muito gratificantes por poder ajudar o próximo. Sem duvida que ali aprendemos o verdadeiro significado de cada dia é um dia e hei-de guardar sempre no meu coração os momentos que ali vivi e ajudei a tornar aqueles dias em dias especiais.

C. 

Sem comentários:

Enviar um comentário