quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Prevenção da Síndroma da Morte Súbita do Lactente


 "Síndroma da Morte Súbita do Lactente (SMSL), suscita o maior interesse em todo o mundo desenvolvido, onde frequentemente é a primeira causa de mortalidade no 1º ano de vida, excluindo o período neonatal. Em muitos países, a adopção de medidas relativamente simples tornou possível reduzir muito significativamente a taxa de mortalidade por SMSL. A Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) elaborou em 2000 uma “proposta de consenso para a redução do Risco de SMS”. No entanto, em Portugal, a divulgação dos conhecimentos sobre morte súbita do lactente e a formação dos profissionais e pais nunca adquiriu a dimensão atingida noutros países da Europa onde foram realizadas campanhas alargadas. 
No Boletim de Saúde Infantil é referido, nos conselhos aos pais, que o bebé deve ser deitado “preferencialmente de costas”. Este aspecto, é ainda motivo de admiração de muitos pais, que optam por deitar o bebe de lado com receio de episódios de “engasgamento” ".
Por esta razão, a SPP lançou um documento sobre a prevenção da SMSL. Um artigo interessante para todos os que estão envolvidos na prestação de cuidados às crianças. Vejam o folheto ilustrado fornecido pela SPP!!


Fonte:http://www.spp.pt/conteudos/default.asp?ID=33

Sem comentários:

Enviar um comentário