quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Testemunho da Rosa Freitas


Ola. Eu sou a Rosa, mãe de 2 meninas - a Eva de 2 anos (nasceu a 8-2-2012) e a Isis de 4 meses (nasceu a 15-12-2013).  Juntei-me ao grupo Mãe é Mãe porque acho que é muito bom partilhar histórias, ideias, experiências, estamos sempre aprender.
A Eva foi planeada mas veio antes do que prevíamos. Falavamos em começar a tentar em inicios de 2012 e ela nasceu no inicio desse ano! Foi uma gravidez com muitos enjoos!! Eu pensava que não enjoava porque nâo vomitava, ignorância minha. Eu tinha aversão à comida, não queria comer, não conseguia meter nada à boca, foram cinco dolorosos meses, chegava a emagrecer 1 kg numa semana. Tinha episódios de quase desmaiar com as tonturas da fraqueza misturado com as tonturas do calor no local de trabalho! Mas passou! E a minha princesa já se mexia, que felicidade senti-la! Sentia-me a mulher mais sortuda do mundo, era só baba de orgulho pela barriguinha que estava a crescer. Tinha muitas contracções, mas às 38 semanas pararam e so voltaram quando entrei em trabalho de parto. A Eva nasceu às 41 semanas de cesariana. Supostamente tinha tudo para ter um parto normal mas o cordão não deixava, era demasiado curto, não esticava o suficiente para ela sair. Uma situação não muito comum mas que acontece algumas vezes, eu desconhecia. Estive 24hrs para a ter, foi custoso. Mas pior foi o pós parto, era pior do que o  parto, eu pensava que era demasiado fraca e sensível. Como poderia eu estar a sentir tantas dores? Nem as enfermeiras acreditavam que eu sentisse tantas dores. A minha cesariana supostamente tinha corrido bem. Mas não foi bem assim. Os médicos cortaram orgãos que não deviam. Uma semana após o parto fui operada de urgência, ao fim de um dia inteiro com médicos de volta de mim, ao fim de não sei quantos exames, eles tinham um prognóstico da situação. Eu já mal me mexia, não tinha forças. Só queria segurar na minha filha mas jà não estava a conseguir. Olhava para o meu marido que tentava confortar-me e via os seus olhos cheios de lágrimas e mais sem força ficava. Houve médicos que pensaram que a Eva ia ficar sem mãe ao fim de uma semana! Ao entrar para o bloco só pensava" Será que vou acordar? Será que vou voltar a ver a minha filha e o meu homem?" e chorava. .  até que adormeci. Anestesia já estava a fazer efeito. Ao fim de várias horas acordei!! Estava cheia de dores mas estava feliz porque estava viva! E o corte foi o mesmo da cesariana,um pouco mais longo e um outro onde tive os drenos, fiquei muito contente porque disseram que eu poderia ficar com vários, inclusive de cima a baixo. Foi uma recuperação lenta e dolorosa, fiquei com sequelas para toda a vida, estive um ano muito mal e quando mais doente estava e não era suposto ter mais filhos porque tinha medo e naquele momento o prognóstico era muito mau caso acontecesse descobri que estava grávida!! Fiquei apática, fiquei feliz, fiquei apavorada, fiquei. . foi uma confusão de sentimentos. Mas entretanto respirei fundo e pensei "era porque tinha de ser, vai correr bem,eu consigo." Chegaram a perguntar se queria abortar, não só pelos riscos que eu corria mas também por não saberem se eu aguentaria a gravidez a nivel psicológico. Abençoada gravidez!! Foi uma BENÇÃO!!!! Melhorei muito! Não enjoei, não tive quase nada, apenas algumas dores e contracções que apesar de dolorosas por vezes aguentava bem. Ah! Desmaiei! Tive alguns episódios, tensão muito baixa e problemas com o calor. A segunda gravidez foi um milagre!! Foi isso que eu senti. Foi delicioso ter a Eva a fazer miminhos à barriga, a dar beijinhos, a perguntar pelo bebé! Foi maravilhoso. Às 38 semanas a Isis decidiu nascer. Contracções dolorosas, bendita epidural! Entre uns cochilos e uns reforços de anestesia a Isis nasceu. Foi um parto Santo, nem pontos levei. Ela mal nasceu eu chorei de alegria porque eu não tinha pedido tanto, eu só queria um parto normal e que ela nascesse bem. É delicioso ter dois filhos(as). É muito cansativo, estou exausta, sinto que não tenho tempo para mim, a casa é uma bagunça... enfim aquilo que já se sabe. Mas vale cada sorriso, cada abraço, cada beijo das minhas princesas. Eu sei que é uma fase, elas são muito chegadas e precisam de muitos cuidados mas daqui a um ano vai ser mais fácil em relaçâo a determinadas coisas. Apesar de todo o cansaço, entre outras coisas sou abençoada. Estou grata por tudo. Amo ser mãe. É indescritivelmente delicioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário